terça-feira, 14 de abril de 2009

Os Gémeos


-Lá em casa somos 5. Eu, o meu marido e os meus filhos: a Maria, que tem 12 anos, e os gémeos, de 8.
A Maria não dá trabalho nenhum. Agora os gémeos já são uma preocupação!
Os gémeos são inseparáveis. Fazem tudo em conjunto e quase que sofrem um pelo outro, ou um com o outro, sei lá... – diz a mãe preocupada.
Um dia levei-os a uma festa. Um ficou de lado, chateado com o dono da festa e o outro resolveu armar confusão para defender o irmão.
Quando levo os gémeos às compras o que um quer o outro também quer. Onde um quer ir, o outro também quer. O que um gosta de brincar, o outro também acaba por gostar.
Na escola, um é mais estudioso que o outro, é mais preocupado com os trabalhos da escola, mas acaba por ir atrás da brincadeira do outro e unem-se os dois contra mim, se os mando fazer alguma coisa.
Eu e o meu marido preocupamo-nos muito com os gémeos. As pessoas acham-lhes muita graça, mas sinceramente a união deles preocupa-nos. Esta união não é muito boa, não acha doutora?
Eu já os pus em salas separadas, na escola. Nunca andam vestidos de igual porque acho uma palermice. Queria que fossem mais autónomos e acho que isso ajuda, não acha? Estamos sempre a lutar para que cada um seja ele próprio, que não pense pela cabeça do irmão, que não sofra o que o outro sofre, essas coisas…
- Mãe, posso interromper um bocadinho? Como se chamam os seus filhos gémeos?
- Ah!... João e Luís.
- Foi o João ou o Luís que ficou de lado na festa?
- Ah! Foi o Luís.
- E é o João ou o Luís que gosta mais de trabalhar na escola?
- Ah! É o Luís.
- A que gosta de brincar o João?
- …. Acho que já estou a perceber o que me quer dizer!

Publicado na revista Pais&Filhos por Maria João Santos
Responsável do Gabinete de Apoio à Família do ESCA

1 comentário:

Anónimo disse...

os gemios sao muito espertos de mais. e nao sao bons ouvintes