domingo, 31 de maio de 2009

Dia da Criança


É bom crescer com os pés na Terra e com a cabeça na Lua. Com projectos e com sonhos. Com assombro e com encantamento. Com a vista na ponta dos dedos, descobrindo os intestinos das coisas, e perguntando 'porquê?'(muito para além da idade dos porquês).
É bom ser pequeno e grande, mas ser criança (por dentro) para sempre.

Texto de Eduardo Sá

Comemoração do ESCA do Dia Mundial da Criança


O ESCA comemorou hoje com os seus utentes, formadores e profissionais o Dia Mundial da Criança. Foi no Cinema Londres, com a projecção do filme "Hotel para Cães". Crianças e Adultos, que encheram a sala, viveram com alegria o momento. A todos obrigado!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

o anacronismo do "superior interesse" dos "menores"...


O que é o Superior Interesse da Criança? Quem o defende e promove?
Como avaliar os protagonistas deste caso, e por quem? Como interligar a informação e ponderá-la adequadamente? Como separar os diversos poderes decisionais? Condenar? Glorificar? Quem?

Não sei responder a muitas destas questões, de forma cabal, mas sei que, mais uma vez, o atraso nos processos -, porque os adultos não se convencem que o Tempo das crianças não é o Tempo deles -, prejudicou algumas pessoas, mas sobretudo uma: Alexandra.

A Justiça tem uma venda: é cega? Ou a venda é para esconder que anda dormir?

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Se eu fosse astronauta


Se eu fosse astronauta, vivia num mundo de sonhos.
Sonhava, sonhava sem parar, até chegar à lua. Na lua, conseguia sonhar ainda mais alto, pois as estrelas levavam-me ainda mais longe do que os meus sonhos podiam permitir.
Atravessava os infinitos universos enquanto alguns planetas brincavam com a lua, fazendo um pequeno eclipse para que as crianças do planeta Terra, mal acabassem de aprender os astros, pudessem sorrir e sonhar, porque o mundo é assim mesmo... feito de sonhos.


Joana Santos
12 anos

terça-feira, 26 de maio de 2009

Link a visitar

http://www.6billionothers.org/index_en.php

"Este é um projecto de um realizador francês que veio crescendo ao longo dos anos. Começou com uma pequena reportagem que reunia testemunhos de pessoas dos mais diversos pontos do planeta, sobre questões comuns a qualquer ser-humano. É agora um espaço onde nos podemos encontrar testemunhos sobre o que é a família, a importância dos pais na nossa formação, a definição de Deus... dados por outros como nós e diferentes de nós, fazendo-nos pensar nessas diferenças e nesses lugares mais remotos dos afectos onde parece que andamos todos muito perto."

(texto enviado por Elsa Couchinho)

domingo, 24 de maio de 2009

renascer


Escultura: Eduard Viggeland

O ESCA realizou a Jornada sobre a Parentalidade.
Infelizmente, não pude dar o meu contributo presencial, mas sei que os trabalhos foram um êxito. Parabéns, Álvaro!

E que tal fazermos todos um esforço para intervir neste Blogue, e para contribuir para ele? Não foi o Renascimento o que foi, por re-investir naquilo que "já tinha sido"?

Força, então - e que a preguiça seja vencida. Enviem textos e imagens para um de nós: daremos prossecução. E comentar é bom - não se acanhem! É assim que (também) se exerce a cidadania. Em tempo de crise deve-se ousar!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Brincar VS T.P.Cs


O excesso de trabalhos de casa está a prejudicar a forma com as crianças olham para o conhecimento, alerta uma especialista, considerando que, depois da escola, os mais pequenos deveriam brincar, aprendendo naturalmente desta forma coisas úteis para a vida.

Para Maria José Araújo, investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, e que fez uma tese de mestrado sobre este tema, os Trabalhos Para Casa (TPC) são por norma "repetitivos", "inúteis" e "excessivos", porque, depois da escola, ainda "organizam a casa à volta do trabalho escolar".

"São inúteis no sentido de que só fazem apelo à memória e não ao conhecimento. Porque as crianças estão apenas ali a cumprir aquela formalidade e isso não dá conhecimento para depois poderem raciocinar, ao passo que, se os miúdos estiverem a fazer uma actividade significativa para eles, isso é uma aprendizagem que fica para sempre", defendeu.

A especialista destaca que "a actividade principal das crianças é brincar e para as crianças brincar é uma actividade muito séria".

"Para os adultos trabalhar é que é muito sério e não percebem que as crianças aprendem a brincar. Não percebem que se uma criança estiver cinco horas na escola depois deveria brincar e que essa brincadeira serve também para aprender coisas que vão ser importantes para a vida", considerou.

Contra tarefas para casa como "cópias de textos, repetições de palavras (várias vezes), fichas com contas e problemas diversos que na maior parte das vezes se limitam a reproduzir os conteúdos dos livros ou o que eventualmente foi feito e explicado na aula", Maria José Araújo propõe antes que, por exemplo, andem de bicicleta ou façam um bolo com os pais.

Esta pedagoga destaca que os TPC são um assunto complexo, que "se naturalizou, de forma que faz parte do dia-a-dia e ninguém pára pensar nisso".

"As crianças parecem querer corresponder às expectativas dos pais e professores; os professores aparentemente querem corresponder às expectativas sociais; outros técnicos de educação dizem querer ajudar as crianças a ter melhores desempenhos escolares; os pais parecem querer proporcionar uma maior mobilidade social através da escola", afirmou, realçando que "anda toda a gente com receio de toda a gente, mas depois, quando se juntam as pessoas para pensar, concluem que é excessivo".

"Se tivéssemos a percepção de que estamos a falar de crianças e não de alunos, talvez conseguíssemos entender melhor que é preciso ter cuidado, porque isto prejudica a maneira como as crianças olham para o conhecimento, prejudica a maneira como os adultos se relacionam com as crianças e prejudica a maneira como as crianças valorizam ou desvalorizam o conhecimento", acrescentou.

Texto enviado por Elsa Couchinho

quinta-feira, 21 de maio de 2009

pater nostrum...



A Comissão de Inquérito sobre o Abuso de Crianças, na República da Irlanda, estava há nove anos a investigar suspeitas em instituições católicas e chegou à conclusão de que 2.000 crianças sofreram violações ao longo de 60 anos.

Houve violações e agressões, medo, disciplina severa. São 2500 páginas em que se conclui que as crianças sofreram abusos físicos e sexuais e que líderes da Igreja Católica sabiam o que estava a acontecer nas instituições e sobretudo nas destinadas a rapazes. Houve um regime severo, disciplina opressiva, por vezes fome.

O relatório sublinha que “os autores dos abusos puderam continuar a fazê-los durante longos períodos sem serem perturbados”.

É uma interpretação perversa e sórdida do "Deixai vir a mim as criancinhas" - esperemos que o Papa se pronuncie.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia Mundial dos Museus

Para comemorar o Dia Mundial dos Museus, fui ontem com os meus filhos ao Museu da Lourinhã, que recomendo a todos.


Além dos dinossauros - quatro dos quais especimens genuinos da Lourinhã e únicos no Mundo, como o Lourinhanosaurus antunesi, Dinheirosauros lourinhanensis (da praia de Porto Dinheiro... não era um banqueiro do BPN...), Lourinhasaurus alenquerensis e Miragaia Longicollus, o Museu tem um excelente repositório etnográfrico das variadas profissões, desde o tanoeiro ao oleiro, passando pelo pitrolino ou pela rendilheira, tudo muito bem documentado com fotografias e utensílios. O Museu tem também uma parte reservada à evolução do Homem. A visita termina com uma fotografia obrigatória dos vossos filhos com corpo de dinossauro, e algumas aquisições na Loja do Museu.

Fica apenas a 75 km de Lisboa, e podem ainda deliciar-se com os excelentes doces conventuais locais: as Areias Brancas e os Pai Mogos.

E haverá alguma criança que não gosta de dinossauros???

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935)


Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)

Para recrutar profissionais para a equipa do ESCA

sábado, 2 de maio de 2009

MÃE


Se queres ouvir
a mãe
em tua memória
arcaica
deixa as palavras verem.
Aceita o colo
vivo
a álgida solidão
e ultrapassa o poema.


Poema de Francisco José Viegas