domingo, 28 de setembro de 2008

Medicamentos Substituem Psicoterapia - frases a reter


Sente-se deprimido, ansioso, dorme mal e não consegue trabalhar? Se for a um médico, o mais provável é que saia do consultório com várias receitas de antidepressivos e ansiolíticos, em vez de novas marcações para fazer psicoterapia . Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo publicado na “Archives of General Psichiatry”. O estudo foi feito nos Estados Unidos, mas traça um retrato fiel do que se passa hoje nos países ocidentais.

(Sofia Lobato Dias - Diário Económico)

A equipa de cientistas liderada pelo médico Ramin Mojtabai analisou os arquivos das consultas de psiquiatria entre 1996 e 2005 e concluiu que houve uma grande queda no número de médicos que fazem psicoterapia: apenas 29% de todas as consultas de psiquiatria incluíram sessões de psicoterapia, ao passo que em 1996 e 1997, 44% das consultas dos psiquiatras incluíam técnicas psicoterapêuticas.

In Diario Económico on-line de 11/08/2008


Mas há mais para explorar na edição impressa de hoje...


"Os psiquiatras hoje ganham mais se fizerem consultas de 15 minutos para a prescrição de medicamentos do que se fizerem uma consulta de 45 minutos de psicoterapia" Ramin Mojtabai em entrevista à Reuters.


"A maioria dos estudos mostra a superioridade dos medicamentos em vez da psicoterapia", diz o Presidente da Associação de Internos de Psiquiatria ao Diário Económico

2 comentários:

Anónimo disse...

Hum... Cheira-me a conluio entre os grandes produtores de fármacos e alguns destes senhores da medicina...

Unknown disse...

Se as sessões de psicoterapia fossem mais baratas e comparticipadas, julgo que muitos doentes recorreriam preferencialmente a estas em detrimento (ou como complementares) dos medicamentos.