sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Fonte Monumental


Tão próxima de nós, a vizinha Fonte Monumental, impropriamente chamada Luminosa (esta é a de Belém), jorra água e, ao princípio da noite, também luz (excelente iluminação, diga-se).


Totalmente remodelada há cerca de três anos, com pormenores lindíssimos, a Fonte devolve à Alameda muita da sua alma, a qual será inteira quando acabarem as obras do metro, na parte oeste. Só é pena um certo abandalhamento do relvado, em termos de alguma "jagunçada" que por ali se diverte e de cocós de cães avulsos (os cocós, não os cães, que têm donos que os passeiam e que assistem, impávidos e serenos, ao "fazer obra").

De qualquer forma, esta Alameda, que reune 4 (quatro!) Juntas de Freguesia: S.João, S. Joáo de Deus, São Jorge de Arroios e Alto do Pina (deve ser a única rua de Portugal com tanta freguesia junta ou junta de freguesia...) continua a ser um espaço verde, de lazer e comercial variado e interclassista.


Segundo uma das responsáveis pela obra, todo o mecanismo de "relojoaria" que regula a Fonte foi arranjado, e pretendia-se abrir, no local, alguns espaços comerciais, que ficarão dentro da construção (atrás da queda de água). A ideia era também transformar a Alameda em "sala de espectáculos" e de exposições, especialmente no Verão, bem como aproveitar os jardins por cima da Fonte e os espaços limítrofes. A existência de esplanadas e cafés não estava posta de parte.

O pior é que... nada se vê concretizado destas ideias, embora o ESCA já se tenha oferecido para colaborar na dinamização desta área.


Assim se comemorou o 22º aniversário da "Revolução Nacional"! Esperamos que o executivo camarário e as Juntas não se esqueçam que tão importante foi re-abrir a Fonte como será mantê-la... é que as eleições até são daqui a um ano!

1 comentário:

All Varo disse...

Mário,

Que tal enviarmos para a CML esta sua inscrição no Blogue? Talvez resulte em algo...

Abraços,