sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

até os grandes Homens se enganam...

Foi meu Mestre. E nunca esquecerei a primeira aula: com uma parafernália de tubos e líquidos, num anfiteatro quase vertical, em profundo silêncio, começou por misturar dois fluidos transparentes que se transformaram em encarnado, depois um outro que converteu a mistura em algo azul, e por aí fora até, num gesto de alquimista e de mágico, juntar novamente um outro líquido esverdeado que devolveu à mistura o seu transparente original. E terminou com a frase: "Meus senhores, isto é a química!", dando a aula por terminada.

António Gedeão, o grande poeta, foi Rómulo de Carvalho, o meu professor. E quer um quer outro marcaram-me intensamente, pelo estilo, pelo rigor, pela sua distância em relação às coisas comezinhas, reveladora de uma enorme maturidade, E também pela sua simpatia pessoal.

Há, no entanto, um aspecto em que sempre estive em desacordo, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de o debater com o próprio. No seu poema: “Anti-Anne Frank”, Gedeão traça o retrato de uma criança “esquálida”, que “nunca escreveu diário, nem nunca foi à escola”, “nem despertou o amor de editores piedosos”. “Batem-lhe, pisam-na, insultam-na, sem que ninguém se importe (...) até à morte”.
E depois de dizer “nem rastejou num sótão, nem se chama Anne Frank”, conclui que “até no sofrimento é preciso ter sorte”.

No dia 4 de Agosto de 1944, Anne Frank foi capturada pela Gestapo, aos 15 anos de idade, depois de mais de dois anos de isolamento num anexo da casa onde vivia, em Amsterdam. Foi aí que escreveu o seu “diário”, muito mais tarde publicado em todo o mundo. A casa onde esteve escondida, pode-se visitar, e está praticamente como antes: quando a percorremos atrevemo-nos a calcular o que pode ter sido a sua angústia, o medo e a perplexidade perante a barbárie.

Deportada para Auschwitz e depois para Bergen-Belsen, veio a morrer nesse campo de concentração escassos dias antes da libertação. Foi batida, pisada, insultada e ninguém se importou. E nem sequer por um mero acaso do destino, mas por ser judia. Foi esse o seu crime.

Pobres crianças esquálidas. A do poema. Mas também Anne, professor Rómulo, poeta Gedeão. Sofreu e não teve sorte. Nem sequer soube que o seu diário, tão minucioso como pungente, seria algum dia publicado, por editores, “piedosos” ou não. Para Anne Frank o holocausto não rendeu juros.

Até os grandes homens cometem erros (talvez seja essa a agradável dimensão humana que nos separa dos impenetráveis deuses) – a este poema faltou a última gota, que teria devolvido ao sentido histórico, como o líquido da proveta da aula de Química do Pedro Nunes, a sua transparência original.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

a culpa é toda da TV!!!!!

Felizmente os desenhos animados de antigamente apelavam à harmonia e à resolução pacífica dos conflitos...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Imprensa de "fim-de-semana" 4


Uma em cada quatro crianças em Portugal correm o risco de pobreza......


Portugal, uma vez mais, encontra-se no famoso "pelotão da frente" dos países desenvolvidos.


Afinal, os nossos governantes de décadas do Grande Bloco Central, cumprem o que prometem!


Porque é que os "velhos do Restelo" continuam a não acreditar nas capacidades e na honestidade dos nossos governantes..??!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

o julgamento de Nuremberga - remake



(Fotomontagem: Mário)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"DesAdolescer"


Há pouco, ouvindo a rádio, escutei uma canção de um autor português.


Da letra retive:


"Já não sou quem era, (...)

Já deixei-me de ilusões...

Já não sou quem era,

Já sei do que sou capaz,

(já sei do que não sou capaz - diria também eu)

Já penso pela minha cabeça,

Já não sou quem era (...)"

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Imprensa de "fim-de-semana" 3


Kosovo - uma nova nação desde 17 Fevereiro de 2007 !


Dizia ontem um comentador que o Kosovo, agora, sem a filiação à Sérvia, não teria forma de se auto-sustentar.

Caberá à comunidade internacional, e, muito em particular às Nações Unidas, dar a mão e os meios para serem livres e autónomos. Sem medo e sem dependências que desde sempre mantiveram este povo pouco acima da pobreza extrema.


Em cada sorriso que vimos ontem nos rostos dos kosovares poderemos encontar a coragem e a crença na autonomia, fundamental à sanidade de qualquer povo (e de qualquer pessoa).


Esperemos que todos (quem parte e quem vê partir) relembrem a tragédia tão recente e tão presente dos massacres nos Balcãs. Para impedir que ódios étnicos e religiosos possam matar a(s) liberdade(s).

domingo, 17 de fevereiro de 2008

domingo à chuva

Começa a chuva. Virá agora aí o Inverno ou será apenas por um dia ou dois?

Sendo domingo, sabe bem ficar em casa, conversar com as crianças, fazer algum programa em conjunto, ouvir música (e desligar a televisão), beber um chá e fazer um bolo.

Eles gostam. E nós também.

Bom Domingo!

(imagem: Google)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Imprensa de "fim-de-semana" 2


Notícia de última hora! Bento XVI informou o mundo de que o Inferno existe.




Qual é a novidade? Estaria o Vaticano no Reino do Paraíso? Mari Luz e Madeleine não continuam desaparecidas, nas garras de poderoso(s) Satã(s)? Ou nas profundezas do Mal? A Al-Qaeda não treina crianças para realizar atentados? Não são arquivados (ou serão) os mais mediáticos processos de abuso de menores? Não é mais difícil apanhar um corrupto do que encontrar uma agulha no palheiro? Não vivemos uma gritante deigualdade de direitos, liberdades e garantias?




O "Inferno são os Outros" (Sartre), o "Inferno somos Nós" (Amaral Dias)?




Lá que ele existe, ....existe!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

publicidade infantil - 2

Tartes de frango e batatas fritas.
Mas nestes tempos ainda não havia um Grande Satã chamado McDonalds.

A criança, ao menos, parece deliciada!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A Criança

Aberta, discreta
ou desatenta
é como o poeta:
não mente, inventa.

Luís Veiga Leitão

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Teatro Tivoli

Peter Pan - O Musical

Teatro Tivoli:
8 a 24 Fevereiro 2008
Grupos Escolares: 3ª a 6ª feira às 15h00
Público em geral: 3ª a Sábado às 21h30
Público em geral: Sábado e Domingo às 16h00


sábado, 2 de fevereiro de 2008

não respira, não mexe, já está!

Ui! Pois é. É como se tivessem mesmo acertado... pois...

Onde está a protecção genital nesta radiografia? A ideia era ver as ancas... pois, as ancas...

No comments, mas talvez seja bom avisar os pais, quando recomendarmos um exame radiográfico (por exemplo ao abdómen) para insistirem na protecção genital com a placa de chumbo.

Em prol dos netos!