segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Crise Mundial (Pess/Opt)imismo


Michael Wieviorka, Presidente da Associação Internacional de Sociologia, realizou uma conferência na Universidade do Minho na semana passada. A reter as suas palavras (in Jornal Publico, 20/02/2009):

- quando há uma crise tão grave há uma série de processos que se desenvolvem. E com eles o medo, o ódio, a xenofobia, o racismo, relacionados com o nacionalismo, o populismo, o proteccionismo; Talvez seja este o momento para pensar que outro mundo é possível(...) sou um forte apoiante de Obama(...)ele não diz apenas que "temos de salvar a banca ou o emprego", tem também um forte interesse pela economia verde, acredita na ciência e no investimento a longo prazo. Na Europa não temos isto. estamos a tentar salvar a banca, as indústrias clássicas, os empregos, etc. Não parecemos muito empenhados em criar uma nova era(....).

Miguel Sousa Tavares, Expresso (21/02/2009:
(...)Antes ainda de financeira ou económica, esta é uma crise universal de valores e princípios, num tempo em que o dinheiro e as aparências, o sucesso e a falta de consciência de deveres e de obrigações com os outros se transformaram no bezerro de oiro(...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo com M. S. T.
Esta crise serviu para desvelar e pôr em prática a falta de escrúpulos de quem governa o mundo e os outros. De forma objectiva, bruta e concisa, parece que é isto que acontece.