quinta-feira, 15 de outubro de 2009

café forte para as crianças!

O café (forte), tomado de manhã, ajuda o cérebro a filtrar os estímulos secundários e desnecessários, promovendo assim a atenção para estímulos mais importantes. Por outro lado, se pensarmos que os estudantes são hiper-estimulados, designadamente por estímulos artificiais, esta função de filtro vai ajudar o cérebro a não se encher de "lixo" que, principalmente durante o sono terá que triar e gerir.

Assim a criança poderá dormir melhor, em termos de qualidade de sono. Além de que, a cola ou o ice-tea também tem cafeína.

Assim, uma criança de 6 anos pode (e deve) beber um café de manhã, com ou sem leite, com ou sem açúcar. Só naõ deve se houver uma contra-indicação específica, o que é muito raro.

Enão se assustem, Pais e Professores: as crianças ficam mais calmas, e às seis da tarde já não há cafeína no organismo, e a criança dormirá bem... até melhor, porque o cérebro não terá demasiado "lixo" para separar e deitar fora. Incrível, não é?

7 comentários:

Educar em Português disse...

Não fazia a mínima ideia! É mesmo surpreendente. Eu, se sou adulta, se beber café, ainda que pela manhã, a probabilidade de dormir mal é alta. Mas provavelmente será do meu metabolismo.

ASoares

zé, ex-esca disse...

Saudações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foi há poucos dias que decidi começar a beber um café de manhã! Não porque sentisse necessidade, mas porque os pacotes de açúcar continham frases com os benefícios do café. Acreditei no que li, já que me parecia desnecessário fazer publicidade para vender uma coisa que se vende por si mesma: café. Agora venho aqui e confirmo que é verdade.
Para além dos benefícios, aquele cafezinho da manhã partilhado entre colegas é socialmente agradável e dá ânimo para o trabalho!

Isabel M. (mãe de 3) disse...

Fiquei muito surpreendida e interessada neste assunto pois nunca tinha lido nada igual. Tal deveria então ser divulgado de uma forma mais global, para todos os pais, junto dos media. De outra forma, já estou a imaginar-me de manhã a pedir uma bica ou um galão de máquina para a minha filha de 11 anos e todos a olhar-me como se fosse louca ou desnaturada.

Su disse...

Outro dia, antes de deixar o miúdo na escola, fomos beber um café. Eu e ele. O miúdo não estava com grande vontade e eu insistia, que bebesse, que lhe fazia bem e tal.
As pessoas à minha volta estavam horrorizadas e não disfarçavam que me condenavam...
Para a próxima dou-lhes o link deste post!

Carlos Pinto disse...

Ha muitos anos que o meu dia "so começa" apos um quente e amargo cafe. Depois fico muito mais desperto e atento para mais um dia. Se tomarem cafe sem açucar, para alem de terem o previlegio do verdadeiro sabor deste, o efeito sera mais forte. 1 pequena chavena de cafe todas as manhas so traz beneficios. Aconselho por experiencia propria.

Maribel disse...

A informação ainda é muito vaga para me convencer dos beneficios do café nas crianças. Eu sou daquelas pessoas que considera o café benéfico para os adultos, não mais de 2 cafés por dia, no meu caso. E porque no tempo em que tomava 3, 4 cafés por dia, quando tentei reduzir, senti alguns efeitos da privação, julgo que a estrutura de uma criança, por exemplo, de 6 anos, não estará preparada para responder positivamente ao estimulo que 1 café forte pode originar. No entanto, vou estar atenta às opiniões que forem surgindo e talvez daqui a algum tempo, a minha filha que tem 4 anos possa saborear o gostinho da colher de mexer o meu café.
Maribel.

Natacha Torres da Silva disse...

O café é uma substância psicoactiva, com tudo o que isso implica ao nível de tolerância, sintomas de privação e aumento da probabilidade de desenvolver uma dependência. Parece-me desajustado preconizar o consumo DIÁRIO de uma substância psicoactiva, ainda para mais em idades tão jovens. Quero acreditar que o nosso papel como agentes educativos é promover a autonomia e liberdade das nossas crianças e jovens e não fazer depender os seus desempenhos de uma qualquer substância.