terça-feira, 15 de janeiro de 2008

velhos são os trapos

Este desenho, cuja autoria não consegui identificar, expressa bem a ideia de que a infância e a adolescência fazem parte do continuum da vida, até ao seu último momento. E que. como escreveu Christopher Morley, os mais novos crescem sempre, inexoravelmente (pelo menos por fora).

Talvez por não serem fracções separadas ou fases de transição, maior a sua importância. Porque se devemos matar os "porquinhos mais novos" para que o mais velho sobreviva, estruturado e sabedor, também não é menos verdade que o porquinho mais velho (que come o lobo mau, que por sua vez comeu os irmãos mais novos e os integrou) é feito do conjunto que a mais-valia das várias fases da vida constitui.

Já agora uma pergunta, minhas senhoras (meus senhores será mais difícil, com esta imagem): qual a figura que vêem primeiro? A mais nova ou a mais velha? Só para saber... o significado de cada uma das hipóteses será explicado em próxima Entrada por um dos excelentes psicólogos do ESCA!!!

3 comentários:

All Varo disse...

Eu ainda vejo a figura mais nova (pela projecção). É a figura ou o fundo?(pensando nas teorias da gestalt). Não me interessa, agora que já não vejo só a mais nova e já vislumbro a mais velha...

Mário disse...

Está a crescer, Álvaro. E consciente disso, o que é muito saudável. E por fases, como "manda a lei".
Menino ajuizado...
Já vê o elefante cor-de-rosa ou o dragão azul?!?

All Varo disse...

de todo o universo da minha fantasia, o dragão azul é o mais real.......