É o título da recente obra de Michael Grose, ainda não traduzida para português: "Porque os primogénitos governam o mundo e os irmãos mais novos querem mudá-lo".
Nela, Grose sublinha o facto de considerar que aos primeiros irmãos são impostas mais responsabilidades e expectativas, são mais líderes, têm melhores rendimentos. Fala de um estudo recente norueguês que conclui que os primogénitos superam os irmãos mais novos em dois pontos no QI. Terá mais a ver, na sua análise, pelo tipo de educação, investimento e estimulação por parte dos pais face aos primeiros filhos.
Grose dá ainda um conselho aos pais: de não colocar demasiada pressão no primogénito porque ele já a coloca suficientemente a si próprio; de dedicarem tempo em exclusivo aos do meio porque eles sentem falta disso; e de não deixarem de exercer alguma pressão sobre o mais novo porque este tem geralmente demasiada liberdade....
Ai que bom ser mais novo....mesmo com dois pontos (talvez um pouquito mais) a menos....!
5 comentários:
Pois é...
Eu não sei mesmo quem manda cá em casa... Se o de 2 anos ou o de 4anos! Ou os DOIS!!!!!
Apesar da maior liberdade dada, realmente, ao mais novo, penso que, por outro lado, sou mais exigente com este para que não "fique atrás" do irmão. E se calhar por ser irmã mais nova e ter tido sempre um irmão mais velho a chatear! Também era o seu papel.
Era curioso aplicar este esquema aos diversos membros dos diversos governos, para ver quem é mais mandão e quem é mais empreendedor.
E aqui no ESCA????
E os filhos sanduíche (do meio)?
E no futuro irá haver uma dualidade e ambivalência .São primogénitos e igualmente os mais novos!
Os do meio ficam amparados ou ensanduichados...?
Como é? primogénitos e igualmente os mais novos??
Comi palavras...Falo dos filhos únicos ,cada vez mais frequentes.
Mémé
Enviar um comentário